sábado, 21 de abril de 2012

Por que sou ateu!

Sim, sou ateu! Mas respeito os que não são, esmagadora maioria.
Por isso posto o belíssimo texto abaixo, que diz, na minha visão, tudo e mais um pouco.
Desnecessário dizer que assino embaixo.
Só mais uma coisa: "A crença em um superior traz consigo o gérmen do totalitarismo"
A frase não é minha, infelizmente não lembro a autoria, mas concordo plenamente.



POR DRAUZIO VARELLA*

Intolerância religiosa

O fervor religioso é uma arma assustadora, disposta a disparar contra os que pensam de modo diverso

SOU ATEU e mereço o mesmo respeito que tenho pelos religiosos.

A humanidade inteira segue uma religião ou crê em algum ser ou fenômeno transcendental que dê sentido à existência. Os que não sentem necessidade de teorias para explicar a que viemos e para onde iremos são tão poucos que parecem extraterrestres.

Dono de um cérebro com capacidade de processamento de dados incomparável na escala animal, ao que tudo indica só o homem faz conjecturas sobre o destino depois da morte. A possibilidade de que a última batida do coração decrete o fim do espetáculo é aterradora. Do medo e do inconformismo gerado por ela, nasce a tendência a acreditar que somos eternos, caso único entre os seres vivos.

Todos os povos que deixaram registros manifestaram a crença de que sobreviveriam à decomposição de seus corpos. Para atender esse desejo, o imaginário humano criou uma infinidade de deuses e paraísos celestiais. Jamais faltaram, entretanto, mulheres e homens avessos a interferências mágicas em assuntos terrenos. Perseguidos e assassinados no passado, para eles a vida eterna não faz sentido.

Não se trata de opção ideológica: o ateu não acredita simplesmente porque não consegue. O mesmo mecanismo intelectual que leva alguém a crer leva outro a desacreditar.

Os religiosos que têm dificuldade para entender como alguém pode discordar de sua cosmovisão devem pensar que eles também são ateus quando confrontados com crenças alheias.

Que sentido tem para um protestante a reverência que o hindu faz diante da estátua de uma vaca dourada? Ou a oração do muçulmano voltado para Meca? Ou o espírita que afirma ser a reencarnação de Alexandre, o Grande? Para hindus, muçulmanos e espíritas esse cristão não seria ateu?

Na realidade, a religião do próximo não passa de um amontoado de falsidades e superstições. Não é o que pensa o evangélico na encruzilhada quando vê as velas e o galo preto? Ou o judeu quando encontra um católico ajoelhado aos pés da virgem imaculada que teria dado à luz ao filho do Senhor? Ou o politeísta ao ouvir que não há milhares, mas um único Deus?

Quantas tragédias foram desencadeadas pela intolerância dos que não admitem princípios religiosos diferentes dos seus? Quantos acusados de hereges ou infiéis perderam a vida?

O ateu desperta a ira dos fanáticos, porque aceitá-lo como ser pensante obriga-os a questionar suas próprias convicções. Não é outra a razão que os fez apropriar-se indevidamente das melhores qualidades humanas e atribuir as demais às tentações do Diabo. Generosidade, solidariedade, compaixão e amor ao próximo constituem reserva de mercado dos tementes a Deus, embora em nome Dele sejam cometidas as piores atrocidades.

Os pastores milagreiros da TV que tomam dinheiro dos pobres são tolerados porque o fazem em nome de Cristo. O menino que explode com a bomba no supermercado desperta admiração entre seus pares porque obedeceria aos desígnios do Profeta. Fossem ateus, seriam considerados mensageiros de Satanás.

Ajudamos um estranho caído na rua, damos gorjetas em restaurantes aos quais nunca voltaremos e fazemos doações para crianças desconhecidas, não para agradar a Deus, mas porque cooperação mútua e altruísmo recíproco fazem parte do repertório comportamental não apenas do homem, mas de gorilas, hienas, leoas, formigas e muitos outros, como demonstraram os etologistas.

O fervor religioso é uma arma assustadora, sempre disposta a disparar contra os que pensam de modo diverso. Em vez de unir, ele divide a sociedade -quando não semeia o ódio que leva às perseguições e aos massacres.

Para o crente, os ateus são desprezíveis, desprovidos de princípios morais, materialistas, incapazes de um gesto de compaixão, preconceito que explica por que tantos fingem crer no que julgam absurdo.

Fui educado para respeitar as crenças de todos, por mais bizarras que a mim pareçam. Se a religião ajuda uma pessoa a enfrentar suas contradições existenciais, seja bem-vinda, desde que não a torne intolerante, autoritária ou violenta.

Quanto aos religiosos, leitor, não os considero iluminados nem crédulos, superiores ou inferiores, os anos me ensinaram a julgar os homens por suas ações, não pelas convicções que apregoam.

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do texto, também sou contra a religião por vários motivos...Fiz um texto sobre o assunto também, entra no meu blog ele é novo, se der segue ele. obrigado. coelhocambriano.blogspot.com

      Excluir
  2. Deus, ou deuses, não existem.

    Segundo Nietzsche, foram os homens que criaram os deuses e projetaram neles os atributos que os homens que os criaram não se acham capazes de atribuir a si mesmos, por se acharem imperfeitos, indignos.

    Olhem as programações neuro-linguísticas colocadas em práticas dentro dos "templos".

    Se escrevo aqui, é por por que acredito (premedito). Se acredito, então faço (ação). Se faço, há probabilidade de realizá-lo (concreto).

    Se tu creres, verás discos voadores plainando no céu, ninguém o verá, além do crente em discos voadores. Se tu perguntares "porque não conseguistes ver as naves? Responder-te- á: - "Tu não estás preparado para vê-las".

    Não há mentiras na crença da maioria dos crentes em deus, ou deuses. O que há é a falta de coragem para desacreditá-los, pois a fé é arma usada contra a razão humana. O gatilho está no dedo do crente. Este, a aponta para o céu da própria boca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caro amigo há sabedoria humana é incrível,muitos não acreditam em Deus,concordo que é direito nosso, porém eu desafio você ou qualquer outa pessoa a examinar a bíblia com algum grupo pessoas qualificadas e tire todas suas duvidas também, questione,coloque os ensinos na bília contra a parede! depois você compartilha sua experiencia!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Bem, eu acredito em Deus, eu respeito quem não acredita ou quem segue uma religião diferente do cristianismo. Não vejo os Ateus como pessoas malígnas,inferiores e etc... Pois a bondade de alguém não é definida na sua religião ou não religião. E ninguém aqui é superior ou inferior. Existem crentes que tem raiva de ateus? Sim. E até crente que tem raiva de outros crentes. Existem religiosos que fazem violência contra lésbicas e etc..? Que falam coisas contra aqueles que não seguem ou não crê em Deus? Sim. Mas nem todos os religiosos concordam com isso. Você explicou porquê não acredita em Deus. E eu vou falar porque acredito .A maioria das pessoas são orientadas a crer que existe Deus ou até mesmo Deuses. E isso é desde a infância. Quando uma pessoa crê em um Deus ou Deuses,geralmente ela leva uma influência da família. Isso ocorreu comigo até os meus 14 anos e alguns meses. Ai a coisa mudou.
    Tudo começou quando eu recebi 3 convites para ir a igreja de pessoas e igrejas diferentes. Foram 3 dias seguidos. Não fui em nenhuma. Quando foi no 4 dia que eu estava voltando da escola no meio do caminho eu vi uma mulher de bermuda e blusa de alça, ela segurava e olhava para uma pequenina criança ao seu lado, ela nao estava olhando para mim, mas para a menininha.Foi aí que veio em minha mente o seguinte" Convide esta moça para frequentar a tua igreja" Eu achei isto estranho e pensei " Que ? Como assim? " Eu nao entendi nada. Quando eu ia passando pela mulher ela me chamou: "Moça vc frequenta alguma igreja? " "Nao" "Entao vc quer visitar a minha?" Eu fiz uma cara de duvia, ela disse " Olha se vc decidir ir a minha casa é ali" Ela me apontou sua casa e disse o horario para eu estar lá no caso de decidir ir Mais uma vez nao fui. No 5 dia voltando da escola recebi outro convite, desta vez era perto de casa. Entao eu finalmente fui. Ouvi a palavra e no final teve uma oraçao. O pastor orava de uma a uma, alias eram poucas pessoas. Quando chegou na minha vez ele pos a mao na minha cabeça para orar , fechei meus olhos. Ele estava dizendo: " Senhor abençoa esta moça, que ela tenha saude,paz..." e assim foi. Quando veio aquele algo de novo em minha mente dizendo suave: "Que ela tenha sonhos profeticos" Quando veio isto em minha mente dos segundos depois o pastor disse alto e confiante: "QUE ELA TENHA SONHOS PROFÉTICOS!" Eu abri meus olhos e olhei em volta asustada e pensei "Caraca, como eu acertei isso?"Na mesma noite eu tive um sonho, cheio de significados que só fui descobrir contando para uma irmã da igreja. Neste sonho eu vi também uma pessoa perfeita. Seus cabelos eram ondulados e negros até a sintura, tinha uma roupa branca como aquelas compridas da realeza do egito antigo, mas esta roupa tinha uma luz branca muito forte. Segurava uma taça de pedras presciosas,tinha uma faixa azul na sintura,uma coroa dourada e em cima desta coroa tinha pequeninas estrelas que brilhavam de todas as cores e saia brilhindos delas. Falei deste ser para minha tia que é crente. Alguns meses depois ela disse para minha mae que 3 pessoas sonharam com este mesmo ser e a 3 disse que era um anjo de Deus. Continuando....

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

  6. Depois de ter este sonho, no dia seguinte minha mãe saiu. Quando voltou falou que queria ir a uma igreja proxima de casa, mas ela acabou por decidir nao ir mais. Mas eu ja tinha decidido ir. Isso foi a tarde. Quando fui lavar a louça veio uma imagem em minha mente meio que uma lembrança, eu vi um homem apontando para mim e seu braço que apontava estava proximo aos olhos. Junto com esta imagem veio aquela coisa em minha mente dizendo "Deus tem uma obra na tua vida" Eu parrei por alguns instantes, DEUS TEM UMA OBRA NA TUA VIDA? Nao.....isso é coisa da minha cabeça." Aproximadamente 18hs eu ja estava calçando minha sapatilha para ir a igreja quando veio aquilo de novo em minha mente: "Hoje você tem algo para ouvir de Deus, hoje você vai ouvir que Deus tem uma obra na tua vida"Desta vez aceitei tranquilamente este pensamento.
    Fui pra esta igreja proxima de casa,ouvi a pregaçao,hino. Quando ja estava no final um homem que aparentemente tinha um ministerio na igreja ,pegou o micro fone e fez uma oraçao, depois da oraçao a igreja junto a ele cantou pequeno hino.
    Logo depois ele falou firme do altar da igreja
    "O senhor está me revelando que tem uma obra na vida de duas pessoas aqui"
    Quando ele disse isso fiquei quieta abaixei o olhar e pensei : "Nao acredito,nao acredito, acho que sou eu uma dessas duas" Entao ainda de cabeça baixa ouvi o homem dizer: "Aquela moça ali" Entao eu olhei pra frente e pela minha surpresa era eu, e a mesma cena que vi a tarde do homem apontando para mim com o braço na altura dos olhos vi se repetir,desta vez era real.
    O tempo passou, visitei uma igreja em outro bairro onde nao conhecia ninguem de lá e desta vez Deus revelou a uma moça que tinha uma obra em minha vida ela disse: "Deus tem uma obra em sua vida" e tempo depois Foi falado de novo por um outro crente,senti algo quase impossivel de descrever.Isso foi um pedacinho das primeiras experiências que tive. Por causa delas e de outras que eu acredito em Deus

    ResponderExcluir
  7. Dias depois descobri que esta voz que vinha em minha mente era Espirito Santo de Deus. E este homem da igreja que apontou para mim tem o DOM DE REVELAÇÃO.
    E não foi somente O fato de Deus ter uma obra em minha vida que ele revelou sem eu ter contado a ninguém antes.Mas sim vários outros. Incluindo de outras pessoas.

    ResponderExcluir